quarta-feira, 16 de maio de 2012

BST Notícia: Metroviários entram de greve em Belo Horizonte e outras capitais

Olá pessoal! Como vão? Vocês sabiam que os metroviários de Belo Horizonte estão de greve há três dias??? Infelizmente, é verdade. Cerca de 200 mil pessoas utilizam o metrô diariamente, e essa paralisação está atrapalhando muito. Mas por determinação do TRT, Tribunal Regional do Trabalho, os metroviários foram obrigados a cumprir a escala pelo menos nos horários de pico! Vamos ver a seguir a reportagem publicada no site da Globo Minas.

Greve dos metroviários entra no terceiro dia em Belo Horizonte
Categoria cumpre escala nos horários de pico.
Cerca de 200 mil pessoas utilizam o transporte em Belo Horizonte.

A greve dos metroviários entrou no terceiro dia nesta quarta-feira (16) em Belo Horizonte. A categoria cumpre escala apenas nos horários de pico por determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os passageiros podem embarcar até as 8h30; depois os trens só voltarão a funcionar às 17h nesta quarta-feira (16). Uma reunião de conciliação entre os metroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está marcada para segunda-feira (21).

Cerca de 200 mil pessoas utilizam o metrô em Belo Horizonte. Durante a paralisação dos metroviários, os trens vão circular das 5h20 às 8h30 e das 17h às 19h30, de segunda-feira a sexta-feira. Nos sábados, o horário de funcionamento será das 5h30 às 9h. Caso a determinação do TRT não seja cumprida, a multa diária é de R$ 30 mil.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindmetro-MG), entre as principais do reivindicações do movimento grevista estão o reajuste salarial de 5,74%, plano de saúde integral, participação nos lucros e resultados e adicional noturno de 50%. Não há previsão de quanto tempo a paralisação vai durar.

De acordo com a CBTU, durante a manhã desta terça-feira (15), o movimento caiu praticamente pela metade nas estações de metrô da capital mineira.
Por causa da greve, muita gente optou por sair de carro e em vários pontos da cidade houve congestionamento nesta terça-feira (15). Na Avenida Cristiano Machado, foi registrada lentidão principalmente no sentido Centro. Na Avenida Tereza Cristina, um dos acessos pra quem vem de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também trânsito também ficou lento.

Paralisação nacional
Além de Belo Horizonte, funcionários de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE) estão em greve por tempo indeterminado, segundo a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro). A categoria negocia com a CBTU, ligada ao Ministério das Cidades.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/05/greve-dos-metroviarios-entra-no-terceiro-dia-em-belo-horizonte.html

Bom pessoal, por hoje é só. Vamos rezar para a greve acabar e o metrô voltar a transportar a população dessas cinco capitas! Tchau pessoal! Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)